fbpx

Toxina Botulínica

Entenda Tudo Sobre Toxina Botulínica e Conheça os Principais Benefícios ao se Fazer um Procedimento.

Arte Oral Paragominas

Por: Alisson Cordeiro - CRO/PA 4302

Você sabia que existe uma técnica estética chamada Toxina Botulínica, que vem sendo aplicada e aperfeiçoada há mais de 20 anos em mulheres e homens, que possibilita reduzir os efeitos do envelhecimento da face e fazer com que você consiga ficar com um aspecto muito mais jovem, com um nariz mais “empinadinho”, uma sobrancelha mais arqueada, evidente e um sorriso mais bonito?

Esta técnica é altamente segura e  é utilizada anualmente por milhões de pessoas nos Estados Unidos, com total segurança e com excelentes resultados estéticos. Há alguns anos atrás esta técnica no Brasil era restrita a alguns centros maiores e de difícil acesso à população em geral, e que agora existe uma maneira mais acessível de se usufruir de todos os benefícios da aplicação desta técnica em diversas pessoas. Antes realizada somente por médicos, mas que agora o cirurgião dentista também pode realizar em seus pacientes. E claro na Arte Oral já oferecemos este serviço.

Talvez você saiba, talvez não, mas em setembro de 2016 o conselho federal de odontologia regulamentou a utilização da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, pelos cirurgiões dentistas, tanto com fins terapêuticos quanto estéticos na região facial, ou seja, na região da testa, entre as sombrancelhas e ao redor dos olhos principalmente, dando respaldo para que possamos oferecer mais uma possibilidade de tratamento estético e terapêutico a nossos pacientes.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a aplicação da Toxina Botulínica ocupa a primeira posição no ranking dos tratamentos estético mais realizado por homens e mulheres em todo o mundo, com mais de 4 milhões e 600 mil aplicações anuais, onde os Estados Unidos lideram este ranking, seguido pelo Brasil. Ou seja, nós Brasileiros somos o segundo país no mundo a usufruir dos benefícios oferecidos pelo tratamento estético e terapêutico da Toxina Botulínica. A grande procura pela técnica se deve, principalmente, a sua eficiência no rejuvenescimento facial e a sua versatilidade, e também pela quebra de diversos mitos relacionados ao uso da toxina botulínica, como o de que o rosto perde a expressão com a sua aplicação. Isso porque cada vez mais as pessoas têm conhecimento sobre os benefícios do produto e a sua segurança, quando o tratamento é realizado por profissionais qualificados.

Então vamos ao que interessa:


Quais seriam os principais benefícios que mulheres e homens poderiam ganhar com a aplicação da Toxina Botulínica?

Primeiramente você precisa saber que pessoas a partir de 20 anos que já começam a desenvolver linhas de expressão podem utilizar a Toxina Botulínica como prevenção para que as rugas mais grossas não apareçam desde cedo, pois as linhas de expressão mais profundas são mais difíceis de serem tratadas e também para reduzir ou atrasar o aparecimento de novas rugas. Pessoas que fazem sua aplicação entre 25 e 30 anos podem retardar as rugas profundas em até 10 anos, já imaginou?

Por isso, o tratamento é indicado especialmente para evitar que a musculatura marque a pele, transformando aquelas linhas e rugas de nossa expressão, quando sorrimos por exemplo, em marcas mais profundas, que evidenciam o envelhecimento precoce. Esta é a aplicação preventiva da Toxina Botulínica. E a experiência já comprova que pessoas que fazem uma aplicação preventiva conseguem adiar por muito tempo a necessidade de uma eventual cirurgia plástica mais invasiva pra corrigir os efeitos do tempo na pele, simplesmente por terem realizado uma prevenção com este tratamento estético.

Agora, caso você esteja insatisfeito(a), com aquela ponta de nariz um pouco para baixo, saiba que uma correta aplicação da Toxina Botulínica pode melhorar a estética do nariz, deixando ele com um aspecto de “nariz mais empinadinho”.

Talvez você conheça alguém que tenha vergonha de sorrir porque o sorriso é tão alto, fazendo com que os lábios se levantem em excesso, deixando aparecer os dentes e uma grande parte da gengiva. Nós chamamos isto de “sorriso gengival”. E hoje, com a utilização correta da Toxina Botulínica, este aspecto de sorriso gengival pode ser muito suavizado, e este benefício pode trazer de volta o prazer de uma pessoa em sorrir novamente. Eu já vi casos em que pacientes nossos tiveram até uma melhora em relacionamentos pessoais, profissionais e até sociais, simplesmente por sorrirem mais e sem constrangimento, após aplicar a Toxina Botulínica para corrigir um sorriso gengival.

Hoje, uma aplicação bem bacana que muitas mulheres procuram é a modelagem das sombrancelhas, você sabia? Aplicado em pequenas quantidades e em regiões específicas, podemos produzir um efeito de sombrancelhas mais arqueadas, que muitas mulheres dizem que é um formato mais sensual. Mais estético e mais bonito. Também podemos corrigir a assimetria das sombrancelhas, que aliás é muito utilizado por celebridades e apresentadores de televisão, deixando elas mais harmônicas com a expressão facial.

Sem falar também nas aplicações clássicas da Toxina Botulínica para reduzir as linhas de expressão como rugas na testa, rugas entre os olhos no centro da testa, aqueles temidos pés de galinha entre os olhos ou aquela boca com os cantos.

Atualmente muitas pessoas desenvolvem o hábito de ranger dentes à noite quando estão dormindo ou até durante o dia. Este hábito se chama bruxismo, e está muito relacionado à condição de estresse do dia a dia, sendo extremamente prejudicial aos músculos da face, articulações próximas ao ouvido, aos dentes e gengivas. Muitos pacientes podem desenvolver dores na região dos músculos da mastigação devido a estes hábitos, porém um dos benefícios da Toxina Botulínica também é a redução da hiperatividade dos músculos durante este ranger de dentes, reduzindo a sobrecarga nos músculos, articulações e dentes, sendo mais uma ferramenta no arsenal de tratamentos do cirurgião dentista contra esta doença.

Agora você pode estar se perguntando: Mas existem algumas contra indicações a este tratamento?

Bem, como profissional de saúde sabemos que todo tratamento se não for bem indicado pode causar algum tipo de efeito colateral. Geralmente este tratamento está contra indicada principalmente em grávidas, nas mães que estão amamentando, em pessoas com doenças neurodegenerativas ou alérgicas ao produto e caso a pessoa esteja tomando algum antibiótico, que neste caso, recomendamos terminar o tratamento com o antibiógico para depois realizar o tratamento com Toxina Botulínica.

Também é importante enfatizar que a aplicação da Toxina Botulínica não deve ser realizada em um período inferior a 4 meses da última aplicação, pois os benefícios estéticos poderão ser menores. Mesmo assim, sua aplicação é extremamente segura, onde realizamos a aplicação logo abaixo da pele, nos músculos responsáveis pelos surgimentos das rugas, inativando temporariamente os mesmos, sendo que é esse efeito que causa a eliminação parcial ou total das rugas por um período de tempo.

Após a aplicação, recomendamos evitar praticar atividades físicas no dia da aplicação, evitar deitar-se antes de um período de 4 horas após a aplicação e evitar ficar coçando a pele ou se expor ao sol. Portanto, você pode observar que é um procedimento muito seguro e ao alcance de muitas pessoas interessadas em manter ou melhorar a beleza facial.

Por último e não menos importante de se deixar claro é que você verá um efeito da aplicação da Toxina Botulínica de forma crescente, desde a aplicação até duas semanas após a aplicação, ou seja, o efeito vai melhorando a cada dia e este efeito de ganho estético vai se tornando ainda mais evidente, sendo que a partir deste período teremos um efeito entre 3 a 6 meses de duração. Após um período de 6 meses já esperamos a perda do efeito estético da aplicação, onde recomendamos uma aplicação semestral para manter sua aparência mais jovem e bonita.

[reactions]

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook 0
Compartilhar no google
Google+ 0
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn 0

Atendimento Pelo Messenger

Atendimento Pelo Whatsapp:

91 98123-0259

Arte Oral Odontologia Avançada - EPAO 393 CRO/PA Respons. Téc.: Alisson Cordeiro de Oliveira / CRO/PA 4302