fbpx

Sobre Aparelhos Ortodônticos Falsos

Não Deixe o Modismo Prejudicar sua Saúde Bucal.

Arte Oral Paragominas

Por: Alisson Cordeiro - CRO/PA 4302

Uma nova moda entre os jovens, o uso de aparelhos ortodônticos falsos, representa grande risco a saúde oral. Encontrado facilmente em camelôs ou nas redes sociais, os chamados “aparelhos diferenciados” podem causar danos irreversíveis, como a perda dos dentes ou problemas de mastigação, além de prejudicar a posição correta dos dentes, alertam os especialistas.

Em uma rápida busca pela internet podemos encontrar, sem nenhuma dificuldade, anúncios de vendas desses aparelhos; os preços baixos e a grande variedade de cores são os principais atrativos para os jovens, que nem sempre necessitam do uso de aparelhos.

Os perigos para tal prática são muitos, enumeramos alguns desses riscos:

1. O uso de cola tipo ” SuperBonder”, para fixação do aparelho, pode causar lesões na mucosa da boca, por se tratar de um produto tóxico, além de prejudicar o esmalte dental;

2. Por não ser colocado por especialista, o aparelho não é fixado de forma correta. Falta de precisão na direção, intensidade e quantidade da força aplicada nos dentes pode fazer com que o dente se movimente erroneamente;

3. Os ferrinhos falsos podem causar ferimentos na gengiva, bochechas ou língua.

4. Causará o amolecimento do dente devido à força extrema e sem controle aplicado no osso de suporte dos dentes

5. A falta de um dentista especialista em ortodontia acompanhando mensalmente um tratamento poderá causar perdas dentais que seriam difíceis de reposição. Somente enxertos ósseos e implantes resolveriam alguns casos.

Qualquer peça colada na superfície dos dentes e que é unida por elásticos ou borrachinhas, sejam coloridas ou não, induz uma força nas raízes dentais, levando a uma movimentação dos dentes na boca. Por isso o tratamento ortodôntico com aparelhos dentais deve ser realizado por um profissional especialista, que fará um diagnóstico personalizado para cada tipo de problema e realizará um tratamento de acordo com as necessidades de cada caso, onde será acompanhado mensalmente nas consultas de manutenção e avaliação de tratamento. Tais manutenções mensais são essenciais justamente para o especialista realizar o acompanhamento do tratamento e intervir da melhor maneira possível, evitando prejuízos à saúde bucal dos pacientes.

[reactions]

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook 0
Compartilhar no google
Google+ 0
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn 0

Atendimento Pelo Messenger

Atendimento Pelo Whatsapp:

91 98123-0259

Arte Oral Odontologia Avançada - EPAO 393 CRO/PA Respons. Téc.: Alisson Cordeiro de Oliveira / CRO/PA 4302