COMO A PERDA DE DENTES PODE AFETAR A SUA SAÚDE

O QUE OS PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS, A REDUÇÃO DA IMUNIDADE DO CORPO E A FALTA DE VITAMINAS TEM A VER COM PERDAS DE DENTES?

Por: Alisson Cordeiro - CRO/PA 4302

Você deve se lembrar, ou já ouviu falar, que antigamente  bastava um dente doer que ele logo era extraído, removido, arrancado….. O problema era que antigamente as pessoas  possuiam pouco acesso à  informações a respeito da importância que os dentes tinham em relação à saúde bucal e também da saúde geral do organismo. Desta forma, geralmente o que os nossos avós faziam com nossos pais era simplesmente levar a um dentista, que muitas das vezes era um dentista prático, e  mandava que retirasse o dente que estava doendo… E isto se tornava uma sequela por longos anos….

Talvez você saiba, talvez não, mas o fato é que ao se retirar um ou mais dentes da arcada dental, diversos problemas dentários fatalmente irão ocorrer. Agora, o que muitas pessoas desconhecem é que a falta de dentes pode trazer consequências graves para nossa saúde geral, como aumentar o índice de doenças gastrointestinais, causar  redução da nossa imunidade, favorecendo o aparecimento de doenças e  também reduzir a absorção de nutrientes pelo nosso organismo, trazendo consequências para pele, cabelos, músculos e afetando até nossa disposição para as tarefas do dia a dia.

Então vamos lá…. Na época da escola nós já aprendemos que a digestão dos alimentos inicia durante a mastigação. Quando uma pessoa não possui um ou alguns dentes, a mastigação dos alimentos é fatalmente prejudicada e perde muito da sua eficiência.  Isto porque….. com a perda dos dentes os alimentos são menos triturados e cortados  e acabam sendo engolidos em grandes pedaços. Existem casos de pacientes que usam dentaduras antigas ou que não possuem seus dentes que acabam engolindo a comida, literalmente inteira…. Se a comida não foi bem cortada e triturada na boca, ao chegar no estômago, tanto a velocidade quanto a qualidade da digestão dos alimentos são prejudicados. Esta sobrecarga do estômago pode causar uma gastrite, se associada à bactéria H. Pilori, conhecida por ser responsável por úlceras e gastrites…. Um segundo problema gastrintestinal é o mal funcionamento do intestino, causando a famosa constipação intestinal, conhecida também como prisão de ventre.

perdas dentais podem causar problemas gastrointestinais . Problemas como gastrite, ulceras e refluxo gástrico podem ser causados por uma mastigação ineficiente e ruim devido à falta de dentes

Quando os alimentos não são bem digeridos, temos outro problema que diz respeito à menor capacidade de absorção dos nutrientes da alimentação, como vitaminas, proteínas e os carboidratos. Desta forma, a redução de absorção de nutrientes pode afetar nosso sistema imunológico de proteção e a nossa recuperação corporal após um dia de trabalho e nos deixar mais propensos a ficarmos doentes, uma vez que o alimento e seus nutrientes devem ter sua absorção e aproveitametos máximos.

Agora que você já sabe que a falta de dentes pode prejudicar sua saúde geral ao longo dos anos, posso te dizer que algumas formas de se repor dentes perdidos estão facilmente acessíveis hoje em dia, como próteses removíveis, dentes de porcelana e os implantes dentais, que são a melhor solução para seu problema .

Tire suas dúvidas pelo whatsapp

Clique no Botão!